Aprendizagem significativa: por que colocamos em prática no IED?

Quando o processo de ensino-aprendizagem é bem sucedido, o aluno consegue atrelar esses conhecimentos à sua realidade. Mas como podemos fazer isso?

De acordo com o dicionário, uma coisa significativa é algo que consegue exprimir uma informação ou ideia de maneira clara. Dessa forma, o que seria aprendizagem significativa?

A Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel em 1963. Ela ocorre quando um aluno aprende a partir do que já sabe. Ou seja, um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos de um aluno, permite dar significado a um novo conhecimento. Ou melhor, é quando, em sala de aula, uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios e relevantes para o aluno, procurando deixar um novo conteúdo claro para ele.

Nesse processo, a criança ou o adolescente consegue ampliar o seu conhecimento, relacionando com algo que já sabia, assim, atribuindo novos significados ao que está aprendendo.

Confira: Para além dos conhecimentos acadêmicos

Por que colocamos a aprendizagem significativa em prática aqui no IED?

Escolhemos colocá-la em prática aqui no IED seguindo a nossa proposta pedagógica, facilitando a aprendizagem e retenção dos conteúdos. Confira:

• Um dos objetivos da aprendizagem significativa é estimular e favorecer o aprender e o “reaprender”;
  • Ajuda que os conteúdos já estudados e aprendidos não sejam esquecidos rapidamente, e sim retidos por meio da associação com outros conteúdos;
  • Caso um conteúdo seja esquecido, há maior facilidade para recordar do assunto;
  • Gera interesse por parte do aluno no novo conteúdo, evitando a frustração tanto do educador quanto dos alunos, por não estarem aprendendo e conseguindo fazer com que o aluno entenda o conteúdo;
  • Estimula discussões em sala de aula, permitindo que os alunos expressem suas ideias e ouçam as perspectivas dos colegas, enriquecendo a compreensão de todos e incentivando a construção conjunta de significados.