Tecnologia para transformar, comunicar e ensinar: o que o ChatGPT pode mudar no dia a dia da escola?

seguir como acreditamos que isso pode ser possível num futuro não tão longínquo.

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante nas nossas vidas e, consequentemente, na educação  e, a inteligência artificial é uma área que tem se destacado por suas diversas aplicações. Uma das inovações recentes é o ChatGPT, um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, podendo transformar a maneira como as escolas se comunicam, ensinam e aprendem.

Como será que podemos utilizar a tecnologia disponível hoje em dia a nosso favor na educação? Confira a seguir algumas facilidades que a inteligência artificial do Chat GPT pode trazer para o dia a dia das escolas:

Suporte personalizado para estudantes e famílias:

Com a introdução do ChatGPT, a escola pode oferecer um suporte personalizado aos estudantes. O sistema pode responder a dúvidas e perguntas de forma rápida e eficiente, ajudando os alunos a obterem respostas imediatas. Seja em assuntos relacionados às disciplinas escolares ou mesmo questões administrativas, o ChatGPT pode responder de forma mais assertiva e facilitada que um Chatbot, por exemplo.

Leia: Mensagens instantâneas: coisa do passado?

Tutoria e acompanhamento individualizado:

Com base nas respostas e interações dos alunos, o sistema pode identificar suas dificuldades e necessidades específicas. Isso permite que a escola desenvolva estratégias de apoio personalizadas, oferecendo recursos adicionais, como aulas de recuperação ou para tirar dúvidas, por exemplo.

Expansão do acesso ao conhecimento:

O ChatGPT pode servir como uma ponte para o acesso a um vasto conhecimento. Além de responder perguntas imediatas, o sistema pode fornecer materiais complementares, recomendar leituras, sugerir recursos educacionais e até mesmo auxiliar na pesquisa de informações. Dessa forma, a escola amplia as oportunidades de aprendizado e enriquece a experiência educacional dos alunos.

Estímulo à criatividade e à colaboração:

Com o ChatGPT, os alunos são encorajados a pensar de forma criativa e colaborativa. Ao interagir com o sistema, eles são desafiados a formular perguntas e argumentos, aprimorando suas habilidades de comunicação escrita.

Sabemos que a implementação da tecnologia na educação não irá acontecer de forma simples, rápida e fácil. Mas, certamente é algo que está chegando para ficar e que a médio e longo prazo podemos pensar em formas de nos adaptar. E você, o que acha sobre o assunto?

Confira também:

Por que acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa?

Volta às aulas no IED!