Como seu filho é bilíngue no IED?

Qual a importância de aprender uma segunda língua desde cedo na escola? Neste texto, vamos abordar a importância e os principais benefícios do ensino do Inglês na escola.

Em um mundo cada vez mais interconectado e diversificado, o ensino de uma segunda língua na escola é uma ferramenta muito importante para preparar os alunos para o mundo e desafios dele.

Neste texto, vamos explorar porque a importância do inglês com carga estendida na escola vai além da habilidade de se comunicar em outro idioma, mas uma oportunidade de enriquecimento integral.

Como funciona o ensino da Língua Inglesa no IED?

Aqui no IED, os alunos do Ensino Fundamental I e II possuem em sua grade curricular aulas de inglês com carga horária estendida, que oferece o certificado de Cambridge.

As aulas são ministradas por professores capacitados, que contam com uma assessoria pedagógica especializada, focada em trazer os quatro pilares essenciais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas: leitura, escrita, compreensão auditiva e produção oral.

Leia também:

As aulas são dividas em dois módulos, de acordo com a faixa etária de cada segmento:

1º ao 5º ano

Atividades que visam construir um conhecimento linguístico através da contação de histórias, fotos, ilustrações e situações do dia a dia. Neste módulo as crianças aprendem através de experiências e comunicação ativa com os demais colegas e professores.

6º ao 9º ano

No Ensino Fundamental II, nós combinamos a comunicação ativa (fala e interação) com o estudo da gramática, vocabulário, gêneros textuais, pronúncia, leitura e escrita. Nesse módulo, o aluno tem uma imersão maior, garantindo maior segurança e fluência na Língua Inglesa.

Como funciona o processo de avaliação e certificação?

No 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, o aluno poderá fazer um exame internacional de proficiência de Cambridge English, aqui mesmo no IED e sem nenhum custo adicional. Com o certificado Cambridge, ele terá a oportunidade de aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho multinacional e ingresso em instituições no exterior.

Além de tudo isso, o IED oferece:

• Inglês com mais benefícios por um custo menor comparado aos custos de uma escola de inglês;
  • Economia de tempo e deslocamento entre uma escola e outra.

Confira: Para além dos conhecimentos acadêmicos

Benefícios de aprender a Língua Inglesa desde a infância

Oferece uma variedade de benefícios acadêmicos, cognitivos, sociais e culturais, preparando os alunos para um mundo diversificado e globalizado, promovendo habilidades que vão além da comunicação. Conheça abaixo alguns deles:

• Comunicação global

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a habilidade de se comunicar em mais de uma língua é uma vantagem significativa. Aprender uma segunda língua pode facilitar a comunicação com pessoas de diferentes culturas e origens.

• Oportunidades profissionais

Dominar uma segunda língua pode abrir portas para oportunidades de emprego e carreira em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

• Desenvolvimento cognitivo

Uma segunda língua pode melhorar habilidades cognitivas, podendo contribuir para um melhor desempenho em várias tarefas. Isso porque aprender uma língua envolve o desenvolvimento de habilidades como memorização, concentração e organização.

• Enriquecimento cultural

O estudo de uma segunda língua muitas vezes permite a compreensão da cultura associada a ela. Isso pode levar a uma maior apreciação e compreensão das diferenças culturais, promovendo a tolerância, a diversidade e estimulando a vontade de explorar.

• Melhoria nas habilidades linguísticas gerais

Aprendendo uma segunda língua, os alunos muitas vezes aprimoram suas habilidades na língua materna, pois estimula o entendimento da estrutura das línguas e dos conceitos gramaticais.

Por que a Língua Inglesa?

Os benefícios comentados servem para o aprendizado de qualquer língua estrangeira, mas, vamos focar no Inglês.

A Língua Inglesa é oficial em mais de 35 países, sendo considerada uma língua universal. Além disso, é estimado que mais de 1 bilhão de pessoas utilizem o inglês como primeira ou segunda língua no seu dia a dia.

Também, o Inglês deixou, há algum tempo, de ser um jeito de se destacar no mercado de trabalho. Se tornou uma habilidade necessária para aproveitar todas as oportunidades que o ambiente de trabalho e estudos oferecem.

Confira também:

Por que acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa?

Volta às aulas no IED!