Conversas com o IED: episódio 1 – O que é o Sociointeracionismo e como é colocado em prática no IED?

No primeiro episódio do podcast “Conversas com IED”, a professora Evelyn Cassillo, assessora pedagógica do IED, explora a metodologia sociointeracionista adotada pela instituição. Este modelo educacional coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, destacando-se por sua abordagem interdisciplinar e foco no desenvolvimento de habilidades e competências.

O sociointeracionismo, derivado do construtivismo, baseia-se em teorias pedagógicas e descobertas da neurociência, que evidenciam a ineficácia do ensino tradicional. Em contraste com métodos antigos centrados na memorização e na aplicação mecânica do conhecimento, a metodologia sociointeracionista incentiva a reflexão, a criatividade e a inovação.

No contexto do IED, a implementação dessa abordagem envolve não apenas a atualização de materiais didáticos, mas também um esforço significativo na formação contínua dos professores. Este investimento visa capacitar os educadores a aplicar práticas pedagógicas modernas e eficazes em sala de aula, alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho atual.

Com essas mudanças, o IED visa preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Envolve a adaptação de estratégias de ensino-aprendizagem baseadas em evidências científicas e práticas educacionais contemporâneas.

Por meio de iniciativas como formações continuadas e a revisão constante de práticas pedagógicas, o IED demonstra seu compromisso com a inovação educacional. Este esforço é guiado pelo objetivo de proporcionar uma educação de qualidade, que não só prepara os alunos para os desafios acadêmicos, mas também para a vida profissional e pessoal.

Em resumo, o sociointeracionismo no IED representa não apenas a forma como o conhecimento é transmitido, mas uma revolução na educação, onde a aprendizagem se torna uma experiência ativa e significativa para os alunos.

Assista o episódio na íntegra no Youtube ou ouça no Spotify!

Confira também:

O que um bebê aprende e desenvolve aqui no Berçário do IED?

Gostaria de dicas de estudo? Vamos te ajudar!